Declaração Islâmica Universal dos Direitos Humanos
Índice:
Esta é uma declaração para a humanidade, uma orientação e instrução para
aqueles que temem a Deus. (Alcorão Sagrado,
Al-Imran 3:138) (Alcorão Sagrado, Al-Imran 3:138)
Prefácio:
Há quatorze séculos atrás, o Islam concedeu à humanidade um código ideal de
direitos humanos. Esses direitos têm por objetivo conferir honra e dignidade à
humanidade, eliminando a exploração, a opressão e a injustiça.
Os direitos humanos no Islam estão firmemente enraizados na crença de que
Deus, e somente Ele, é o Legislador e a Fonte de todos os direitos humanos. Em
razão de sua origem divina, nenhum governante, governo, assembléia ou
autoridade pode reduzir ou violar, sob qualquer hipótese, os direitos humanos
conferidos por Deus, assim como não podem ser cedidos.
Os direitos humanos no Islam são parte integrante de toda a ordem islâmica
e se impõem sobre todos os governantes e órgãos da sociedade muçulmana, com o
objetivo de implementar, na letra e no espírito, dentro da estrutura daquela
ordem.
Infelizmente os direitos humanos estão sendo esmagados impunemente em
muitos países do mundo, inclusive em alguns países muçulmanos. Tais violações
são objeto de grande preocupação e estão despertando cada vez mais a
consciência das pessoas em todo o mundo.
Espero sinceramente que esta Declaração dos Direitos
Humanos seja um poderoso
estímulo aos muçulmanos para que se mantenham firmes e defendam decidida e
corajosamente os direitos conferidos a todos por Deus.
Esta Declaração dos Direitos
Humanos é o segundo documento
fundamental proclamado pelo Conselho Islâmico para marcar o início do 15°
século da Era Islâmica, sendo o primeiro a Declaração Islâmica Universal, proclamada na Conferência Internacional
sobre o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), e
sua Mensagem, ocorrida em Londres, no período de 12 a 15 de abril de 1980.
A Declaração Islâmica Universal dos Direitos Humanos baseia-se no Alcorão e
na Sunnah e foi compilada por eminentes estudiosos, juristas e representantes
muçulmanos dos movimentos e pensamento islâmicos. Que Deus os recompense por
seus esforços e que nos guie na senda reta.
Paris, 21 dhul qaidah, 1401- Salem Azzam
19 de setembro de 1981 – Secretaria Geral
"Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos
dividimos em povos e tribos para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais
honrado, dentre vós, ante Deus,é o mais temente.Sabei que Deus é Sapientíssimo
e está bem inteirado." (Alcorão Sagrado, Al
Hujjurat 49:13) (Alcorão Sagrado, Al Hujjurat 49:13)
Introdução:
CONSIDERANDO que a antiga aspiração
humana por uma ordem mundial mais justa, onde as pessoas possam viver, crescer
e prosperar num ambiente livre do medo, da opressão, da exploração e da
privação, ainda não foi alcançada;
CONSIDERANDO que a Divina
Misericórdia para com a humanidade, revelada na concessão de uma subsistência
econômica superabundante, está sendo desperdiçada ou injustamente negada aos
habitantes da terra;
CONSIDERANDO que Allah (Deus) deu à humanidade, através de Suas revelações no Sagrado
Alcorão e na Sunnah de Seu Abençoado Profeta Muhammad, uma estrutura moral e
legal permanente para estabelecer e regulamentar as instituições e relações
humanas;
CONSIDERANDO que os direitos humanos
decretados pela Lei Divina objetivam conferir dignidade e honra à humanidade e
que foram elaborados para eliminar a opressão e a injustiça;
CONSIDERANDO que em razão de sua
fonte e sanção Divinas tais direitos não podem ser diminuídos, abolidos ou
desrespeitados pelas autoridades, assembléias e outras instituições, nem podem
ser cedidos ou alienados;
Por conseguinte, nós, como muçulmanos, que acreditamos:
- em Deus, o Misericordioso e
Clemente, o Criador, o Sustentador, o Soberano, o Único Guia da humanidade
e a Fonte de todas as leis;
- na vice-gerência (khilafah) do homem, que foi criado para
satisfazer a Vontade de Deus na terra;
- na sabedoria da orientação
Divina trazida por Seus Profetas, cuja missão atingiu seu ápice na
mensagem Divina final, que foi transmitida pelo Profeta Muhammad (que a
Paz e a Benção de Deus estejam sobre ele), a toda a humanidade;
- que a razão por si só, sem a
luz da revelação de Deus não pode ser um guia certo nas questões do ser
humano nem pode fornecer o alimento espiritual para a alma humana e,
sabendo que os ensinamentos do Islam representam a quintessência da
orientação Divina em sua forma mais perfeita e acabada, sentimo-nos na
obrigação de lembrar ao ser humano de sua condição e dignidade elevadas
outorgadas a ele por Deus;
- que a mensagem do Islam é para
toda a humanidade;
- que de acordo com os termos do
nosso primeiro pacto com Deus, nossos deveres e obrigações têm prioridade
sobre nossos direitos, e que cada um de nós está obrigado a divulgar os
ensinamentos do Islam pela palavra, atos e, na verdade, por todos os meios
nobres, e torná-los efetivos não só em nossa vida em particular, mas
também na sociedade a que pertencemos;
- em nossa obrigação em
estabelecer uma ordem islâmica:
- onde todos os seres humanos
sejam iguais e que ninguém goze de privilégios ou sofra prejuízo ou discriminação
em razão de raça, cor, sexo, origem ou língua;
- onde todos os seres humanos
nasçam livres;
- onde a escravidão e o trabalho
forçado sejam abolidos;
- onde as condições sejam
estabelecidas de tal forma que a instituição da família seja preservada,
protegida e honrada como a base de toda a vida social;
- onde os governantes e
governados sejam submissos e iguais perante a Lei;
- onde a obediência seja prestada
somente àqueles mandamentos que estejam em consonância com a Lei;
- onde todo o poder mundano seja
considerado como uma obrigação sagrada a ser exercido dentro dos limites
prescritos pela Lei e nos termos aprovados por ela e com o devido respeito
às prioridades fixadas nela;
- onde todas os recursos
econômicos sejam tratados como bênçãos divinas outorgadas à humanidade,
para usufruto de todos, de acordo com as normas e os valores estabelecidos
no Alcorão e na Sunnah;
- onde todas as questões públicas
sejam determinadas e conduzidas, e a autoridade para administrá-las seja
exercida após consulta mútua (shura) entre os fiéis qualificados para
contribuir na decisão, a qual deverá estar em conformidade com a Lei e o
bem público;
- onde todos cumpram suas
obrigações na medida de sua capacidade e que sejam responsáveis por seus
atos pro rata;
- onde, na eventualidade da
infringência a seus direitos, todos tenham asseguradas as medidas
corretivas adequadas, de acordo com a Lei;
- onde ninguém seja privado dos
direitos assegurados pela Lei, exceto por sua autoridade e nos casos
previstos por ela;
- onde todo o indivíduo tenha o
direito de promover ação legal contra aquele que comete um crime contra a
sociedade, como um todo, ou contra qualquer de seus membros;
- onde todo empenho seja feito
para
- assegurar que a humanidade se
liberte de qualquer tipo de exploração, injustiça e opressão;
- garantir a todos seguridade,
dignidade e liberdade nos termos estabelecidos e pelos meios aprovados, e
dentro dos limites previstos em lei.
Assim, como servos de Deus e como membros da Fraternidade Universal do
Islam, no início do século XV da Era Islâmica, afirmamos nosso compromisso de
defender os seguintes direitos invioláveis e inalienáveis, que consideramos
ordenados pelo Islam:
- A vida humana é sagrada e
inviolável e todo esforço deverá ser feito para protegê-la. Em especial,
ninguém será exposto a danos ou à morte, a não ser sob a autoridade da
Lei.
- Assim como durante a vida,
também depois da morte a santidade do corpo da pessoa será inviolável. É
obrigação dos fiéis providenciar para que o corpo do morto seja tratado
com a devida solenidade.
- O homem nasce livre. Seu
direito à liberdade não deve ser violado, exceto sob a autoridade da Lei,
após o devido processo.
- Todo o indivíduo e todos os
povos têm o direito inalienável à liberdade em todas as suas formas,
física, cultural, econômica e política – e terá o direito de lutar por
todos os meios disponíveis contra qualquer infringência a este direito ou
a anulação dele; e todo indivíduo ou povo oprimido tem o direito legítimo
de apoiar outros indivíduos e/ou povos nesta luta.
- Todas as pessoas são iguais
perante a lei e têm direito a oportunidades iguais e proteção da Lei.
- Todas as pessoas têm direito a
salário igual para trabalho igual.
- A ninguém será negada a
oportunidade de trabalhar ou será discriminado de qualquer forma, ou
exposto a risco físico maior, em razão de crença religiosa, cor, raça,
origem, sexo ou língua.
- Toda a pessoa tem o direito de
ser tratada de acordo com a Lei e somente na conformidade dela.
- Toda a pessoa tem não só o
direito mas também a obrigação de protestar contra a injustiça, de
recorrer a soluções prevista em Lei, com relação a qualquer dano pessoal
ou perda injustificada; para a auto-defesa contra quaisquer ataques contra
ela e para obter apreciação perante um tribunal jurídico independente em
qualquer disputa com as autoridades públicas ou outra pessoa qualquer.
- É direito e obrigação de todos
defender os direitos de qualquer pessoa e da comunidade em geral (hisbah)
- Ninguém será discriminado por
buscar defender seus direitos públicos e privados.
- É direito e obrigação de todo
muçulmano recusar-se a obedecer a qualquer ordem que seja contrária à Lei,
não importa de onde ela venha.
- Ninguém será considerado
culpado de ofensa e sujeito à punição, exceto após a prova de sua culpa perante
um tribunal jurídico independente.
- Ninguém será considerado
culpado, senão após um julgamento justo e depois que tenha sido dada ampla
oportunidade de defesa.
- A punição será estabelecida de
acordo com a Lei, na medida da gravidade da ofensa e levadas em conta as
circunstâncias sob as quais ela aconteceu.
- Nenhum ato será considerado
crime, a menos que esteja estipulado como tal, nos termos da Lei.
- Todo indivíduo é responsável
por seus atos. A responsabilidade por um crime não pode ser estendida a
outros membros da família ou grupo, que, de outra maneira, não estejam
direta ou indiretamente envolvidos no cometimento do crime em questão.
Toda a pessoa tem o direito de proteção contra embaraços promovidos pelas
instituições oficiais. Ela não é responsável por prestar contas de si, exceto
quando para fazer a defesa de acusações que pesam contra ela ou onde ela se
ache em uma situação em que a suspeita de seu envolvimento em um crime seja razoavelmente levantada.
Ninguém será submetido à tortura de corpo e de mente, ou aviltado, ou
ameaçado de dano contra si ou contra qualquer parente ou ente querido, ou será
forçado a confessar o cometimento de um crime ou forçado a consentir com um ato
que seja prejudicial a seus interesses.
Toda a pessoa tem o direito de proteger sua honra e reputação contra
calúnias, ataques sem fundamento ou tentativas deliberadas de difamação e
chantagem.
- Toda pessoa perseguida ou
oprimida tem o direito de buscar refúgio e asilo. Este direito é garantido
a todo ser humano, independente de raça, religião, cor ou sexo.
- Al Masjid Al Haram (A Casa
Sagrada de Allah) em Makkah é um santuário para todos os muçulmanos.
- O princípio alcorânico
"não há compulsão na religião" deve governar os direitos
religiosos das minorias não muçulmanas.
- Em um país muçulmano, as
minorias religiosas, no que se refere às suas questões civis e pessoais,
terão o direito de escolher serem regidas pela Lei Islâmica ou por suas
próprias leis.
- Sujeito à lei, todo indivíduo
na comunidade (Ummah) tem o direito de assumir um cargo público.
- O processo de consulta livre
(Shura) é a base da relação administrativa entre o governo e o seu povo.
De acordo com esse princípio, as pessoas também têm o direito de escolher
e exonerar seus governantes.
- Toda a pessoa tem o direito de
expressar seus pensamentos e crenças desde que permaneça dentro dos
limites estabelecidos pela Lei. Ninguém, no entanto, terá autorização para
disseminar a discórdia ou circular notícias que afrontem a decência
pública ou entregar-se à calúnia ou lançar a difamação sobre outras
pessoas.
- A busca do conhecimento e da
verdade não só é um direito de todo muçulmano como também uma obrigação.
- É direito e dever de todo
muçulmano protestar e lutar (dentro dos limites estabelecidos em Lei)
contra a opressão, ainda que implique em desafiar a mais alta autoridade
do estado.
- Não haverá qualquer obstáculo
para a propagação de informação, desde que não prejudique a segurança da
sociedade ou do estado e que esteja dentro dos limites impostos pela Lei.
- Ninguém será desprezado ou
ridicularizado em razão de suas crenças religiosas ou sofrerá qualquer
hostilidade pública; todos os muçulmanos são obrigados a respeitar os
sentimentos religiosos das pessoas .
Toda a pessoa tem o direito à liberdade de consciência e de culto, de
acordo com suas crenças religiosas.
- Toda a pessoa tem o direito de
participar individual ou coletivamente da vida política, social e
religiosa de sua comunidade e de criar instituições e escritórios com a
finalidade de permitir o que é direito (ma’roof) e impedir o que é errado
(munkar).
- Toda a pessoa tem o direito de
lutar pelo estabelecimento de instituições onde o gozo desses direitos
seja possível. Coletivamente, a comunidade é obrigada a criar tais
condições com o fim de permitir a seus membros o desenvolvimento completo
de suas personalidades.
- Na sua busca econômica, todas
as pessoas têm direito a todos os benefícios da natureza e de seus
recursos. Eles são bênçãos concedidas por Deus para o bem da humanidade
como um todo.
- Todos os seres humanos têm o
direito de ganhar seu sustento de acordo com a Lei.
- Toda a pessoa tem o direito à
propriedade privada ou em associação com outras. A propriedade estatal de
certos recursos econômicos no interesse público é legítima.
- O pobre tem direito a uma parte
prescrita na fortuna do rico, conforme estabelecido pelo Zakat, cobrado e arrecado de
acordo com a Lei.
- Todos os meios de produção
serão utilizados no interesse da comunidade (Ummah) como um todo e não
podem ser descuidados ou malversados.
- A fim de promover o
desenvolvimento de uma economia equilibrada e proteger a sociedade da
exploração, a Lei islâmica proíbe monopólios, práticas comerciais
restritivas desmedidas, usura, o uso da força para fazer contratos e a
publicação de propaganda enganosa.
- Todas as atividades econômicas
são permitidas, desde que não prejudiquem os interesses da comunidade
(Ummah) e não violem as leis e valores islâmicos.
Nenhuma propriedade será expropriada, exceto quando no interesse público e
mediante o pagamento de uma compensação justa e adequada.
O Islam dignifica o trabalho e o trabalhador e ordena que os muçulmanos
tratem o trabalhador justa e generosamente. Não só deve receber seus salários
imediatamente como também tem direito ao repouso adequado e ao lazer.
Toda a pessoa tem direito à alimentação, moradia, vestuário, educação e
assistência médica, compatível com os recursos da comunidade. Esta obrigação da
comunidade se estende em particular a todos os indivíduos sem condições, em
razão de alguma incapacidade temporária ou permanente.
- Toda pessoa tem o direito de se
casar, constituir família e ter filhos, de acordo com sua religião,
tradições e cultura. Todo cônjuge está autorizado a usufruir tais direitos
e privilégios e deve cumprir essas obrigações na conformidade do
estabelecido na Lei.
- Cada um dos parceiros no
casamento tem direito ao respeito e consideração por parte do outro.
- Todo marido é obrigado a manter
sua esposa e filhos, de acordo com suas possibilidades.
- Toda criança tem o direito de
ser mantida e educada convenientemente por seus pais, sendo proibido o
trabalho de crianças novas ou que qualquer ônus seja colocado sobre elas,
que possam interromper ou prejudicar seu desenvolvimento natural.
- Se por alguma razão seus pais
estiverem impossibilitados de cumprir com suas obrigações para com a
criança, torna-se responsabilidade da comunidade a satisfação dessas
obrigações às custas do poder público.
- Toda pessoa tem direito ao
apoio material, assim como ao cuidado e proteção de sua família durante a
infância, na velhice ou na incapacidade. Os pais têm direito ao apoio
material, assim como ao cuidado e proteção de seus filhos.
- A maternidade tem direito a
respeito especial, cuidado e assistência por parte da família e dos órgãos
públicos da comunidade (Ummah).
- Na família, homens e mulheres
devem compartilhar suas obrigações e responsabilidades, de acordo com o
sexo, dotes naturais, talentos e inclinações, sem perder de vista as
responsabilidades comuns para com os filhos e parentes.
- Ninguém deverá se casar contra
sua vontade, nem perder ou sofrer diminuição de sua personalidade legal
por conta do casamento.
Toda mulher casada tem direito a:
- morar na casa em que seu marido
mora;
- receber os meios necessários
para a manutenção de um padrão de vida que não seja inferior ao de seu
marido e, em caso de divórcio, receber, durante o período legal de espera
(iddah), os meios de subsistência compatíveis com os recursos do marido,
para si e para os filhos que amamenta ou que cuida, independente de sua
própria condição financeira, ganhos ou propriedades que possua;
- procurar e obter a dissolução
do casamento (khul’a), na conformidade da Lei. Este direito é cumulativo
com o direito de buscar o divórcio através das cortes;
- herdar de seu marido, pais,
filhos e outros parentes, de acordo com a Lei;
- segredo absoluto de seu marido,
ou ex-marido se divorciada, com relação a qualquer informação que ele
possa ter obtido sobre ela, e cuja revelação resulte em prejuízo a seus
interesses. Idêntica responsabilidade cabe a ela, em relação ao marido ou
ao ex-marido.
- Toda pessoa tem direito a
receber educação de acordo com suas habilidades naturais.
- Toda pessoa tem direito de
escolher livremente profissão e carreira e de oportunidade para o pleno
desenvolvimento de suas inclinações naturais.
Toda pessoa tem direito à proteção de sua privacidade.
- Considerando o fato de que o
Mundo do Islam é verdadeiramente a Ummah Islâmica, todo muçulmano terá o
direito de se mover livremente dentro e fora de qualquer país muçulmano.
- Ninguém será forçado a deixar o
país de sua residência ou ser arbitrariamente deportado sem o recurso do
devido processo legal.
Notas
Explicativas:
1. Na Declaração dos
Direitos Humanos acima, a menos que o contexto propicie de outra forma: Na
Declaração dos Direitos Humanos acima, a menos que o contexto propicie de outra
forma:
- o termo "pessoa"
refere-se tanto ao homem quanto à mulher.
- O termo "Lei"
significa a Chari’ah, ou seja, a totalidade de suas normas provém do
Alcorão e da Sunnah e de quaisquer outras leis que tenham sido baseadas
nessas duas fontes, através de métodos considerados válidos pela
jurisprudência islâmica.
2. Cada um dos direitos
humanos enunciados nesta declaração traz uma obrigação correspondente. Cada um
dos direitos humanos enunciados nesta declaração traz uma obrigação
correspondente.
3. No exercício e gozo dos
direitos citados acima, toda pessoa se sujeitará apenas aos limites da lei,
assim como por ela se obriga a assegurar o devido reconhecimento e respeito
pelos direitos e liberdade dos outros, e de satisfazer as justas exigências de
moralidade, ordem pública e bem-estar geral da Comunidade (Ummah). No exercício
e gozo dos direitos citados acima, toda pessoa se sujeitará apenas aos limites
da lei, assim como por ela se obriga a assegurar o devido reconhecimento e
respeito pelos direitos e liberdade dos outros, e de satisfazer as justas
exigências de moralidade, ordem pública e bem-estar geral da Comunidade
(Ummah).
O texto árabe desta Declaração é o
original.
Glossário
dos termos árabes:
SUNNAH – O exemplo e o modo de
vida do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele),
compreendendo tudo o que ele disse ou concordou.
KHALIFAH – A vice-gerência do homem na terra, ou o sucessor do Profeta, transliterado para Califado.
HISBAH - Vigilância Pública, uma instituição do estado islâmico que está autorizado a observar e a facilitar a satisfação das normas corretas do comportamento público. "Hisbah" consiste na vigilância pública e é uma oportunidade para que as pessoas procurem se corrigir.
MA'ROOF – Boa ação.
MUNKAR – Ato repreensível.
ZAKAH – O imposto "purificador" sobre a riqueza, um dos cinco pilares do Islam e que é compulsório aos muçulmanos.
'IDDAH – O período de espera da mulher viúva ou divorciada, durante o qual ela não pode se casar de novo.
KHUL'A – Divórcio obtido por solicitação da mulher.
UMMAH ISLAMIA – Comunidade Muçulmana Mundial.
CHARI'AH – Lei Islâmica.
KHALIFAH – A vice-gerência do homem na terra, ou o sucessor do Profeta, transliterado para Califado.
HISBAH - Vigilância Pública, uma instituição do estado islâmico que está autorizado a observar e a facilitar a satisfação das normas corretas do comportamento público. "Hisbah" consiste na vigilância pública e é uma oportunidade para que as pessoas procurem se corrigir.
MA'ROOF – Boa ação.
MUNKAR – Ato repreensível.
ZAKAH – O imposto "purificador" sobre a riqueza, um dos cinco pilares do Islam e que é compulsório aos muçulmanos.
'IDDAH – O período de espera da mulher viúva ou divorciada, durante o qual ela não pode se casar de novo.
KHUL'A – Divórcio obtido por solicitação da mulher.
UMMAH ISLAMIA – Comunidade Muçulmana Mundial.
CHARI'AH – Lei Islâmica.
Referências:
Nota: Os algarismos romanos referem-se a tópicos do texto. Os algarismos
arábicos referem-se ao Capítulo e Versículo do Alcorão, por exemplo, 5:32
significa Capítulo 5, versículo 32.
I 1 Alcorão Al-Maidah 5:32
2 Hadith narrado por Muslim, Abu Daud,Tirmidhi, Nasai
3 Hadith narrado por Bukhari
2 Hadith narrado por Muslim, Abu Daud,Tirmidhi, Nasai
3 Hadith narrado por Bukhari
II 4 Hadith narrado por Bukhari, Muslim
5 Ditos do Califa Omar
6 Alcorão As-Shura 42:41
7 Alcorão Al-Hajj 22:41
5 Ditos do Califa Omar
6 Alcorão As-Shura 42:41
7 Alcorão Al-Hajj 22:41
III 8 Sermão do Profeta
9 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
10 Do sermão do Califa Abu Bakr
11 Do Sermão da Despedida, do Profeta
12 Alcorão Al-Ahqaf 46:19
13 Hadith narrado por Ahmad
14 Alcorão Al-Mulk 67:15
15 Alcorão Al-Zalzalah 99:7-8
9 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
10 Do sermão do Califa Abu Bakr
11 Do Sermão da Despedida, do Profeta
12 Alcorão Al-Ahqaf 46:19
13 Hadith narrado por Ahmad
14 Alcorão Al-Mulk 67:15
15 Alcorão Al-Zalzalah 99:7-8
IV 16 Alcorão An-Nisa 4:59
17 Alcorão Al-Maidah 5:49
18 Alcorão An-Nisa 4:148
19 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Tirmidhi
20 Hadith narrado por Bukhari, Muslim
2l Hadith narrado por Muslim, Abu Daud, Tirmdhi, Nasai
22 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
23 Hadith narrado por Abu Daud, Tirmidhi
24 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
25 Hadith narrado por Bukhari
17 Alcorão Al-Maidah 5:49
18 Alcorão An-Nisa 4:148
19 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Tirmidhi
20 Hadith narrado por Bukhari, Muslim
2l Hadith narrado por Muslim, Abu Daud, Tirmdhi, Nasai
22 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
23 Hadith narrado por Abu Daud, Tirmidhi
24 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
25 Hadith narrado por Bukhari
V 26 Hadith narrado por Bukhari, Muslim
27 Alcorão Al-Isra 17:15
28 Alcorão Al-Ahzab 33:5
29 Alcorão Al-Hujurat 49:6
30 Alcorão An-Najm 53:28
31 Alcorão Al Baqarah 2:229
32 Hadith narrado por Al Baihaki, Hakim
33 Alcorão Al-Isra 17:15
34 Alcorão At-Tur 52:21
35 Alcorão Yusuf 12:79
27 Alcorão Al-Isra 17:15
28 Alcorão Al-Ahzab 33:5
29 Alcorão Al-Hujurat 49:6
30 Alcorão An-Najm 53:28
31 Alcorão Al Baqarah 2:229
32 Hadith narrado por Al Baihaki, Hakim
33 Alcorão Al-Isra 17:15
34 Alcorão At-Tur 52:21
35 Alcorão Yusuf 12:79
VI
36 Alcorão Al Ahzab 33:58
VII
37 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi,
Nasai
38 Hadith narrado por Ibn Majah
38 Hadith narrado por Ibn Majah
VIII 39 Do
Sermão da Despedida, do Profeta
40 Alcorão Al-Hujurat 49:12
41 Alcorão Al-Hujurat 49:11
40 Alcorão Al-Hujurat 49:12
41 Alcorão Al-Hujurat 49:11
IX
42 Alcorão At-Tawba 9:6
43 Alcorão Al-Imran 3:97
44 Alcorão Al-Baqarah 2:125
45 Alcorão Al-Hajj 22:25
43 Alcorão Al-Imran 3:97
44 Alcorão Al-Baqarah 2:125
45 Alcorão Al-Hajj 22:25
X 46 Alcorão Al Baqarah 2:256
47 Alcorão Al-Maidah 5:42
48 Alcorão Al-Maidah 5:43
49 Alcorão Al-Maidah 5:47
47 Alcorão Al-Maidah 5:42
48 Alcorão Al-Maidah 5:43
49 Alcorão Al-Maidah 5:47
XI
50 Alcorão As-Shura 42:38
51 Hadith narrado por Ahmad
52 Do sermão do Califa Abu Bakr
51 Hadith narrado por Ahmad
52 Do sermão do Califa Abu Bakr
XII 53 Alcorão Al-Ahzab
33:60-61
54 Alcorão Saba 34:46
55 Hadith narrado por Tirmidhi, Nasai
56 Alcorão An-Nisa 4:83
57 Alcorão Al-Anam 6:108
54 Alcorão Saba 34:46
55 Hadith narrado por Tirmidhi, Nasai
56 Alcorão An-Nisa 4:83
57 Alcorão Al-Anam 6:108
XIII 58 Alcorão Al Kafirun 109:6
XIV 59 Alcorão Yusuf 12:108
60 Alcorão Al-Imran 3:104
61 Alcorão Al-Maidah 5:2
62 Hadith narrado por Abu Daud, Tirmidhi, Nasai, Ibn Majah
60 Alcorão Al-Imran 3:104
61 Alcorão Al-Maidah 5:2
62 Hadith narrado por Abu Daud, Tirmidhi, Nasai, Ibn Majah
XV 63 Alcorão Al-Maidah 5:120
64 Alcorão Al-Jathiyah 45:13
65 Alcorão Ash-Shuara 26:183
66 Alcorão Al-Isra 17:20
67 Alcorão Hud 11:6
68 Alcorão Al-Mulk 67:15
69 Alcorão An-Najm 53:48
70 Alcorão Al-Hashr 59:9
71 Alcorão Al-Maarij 70:24-25
72 Ditos do Califa Abu Bakr
73 Hadith narrado por Bukhari, Muslim
74 Hadith narrado por Muslim
75 Hadith narrado por Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
76 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
77 Alcorão Al-Mutaffifin 83:1-3
78 Hadith narrado por Muslim
79 Alcorão Al-Baqarah 2:275
80 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
64 Alcorão Al-Jathiyah 45:13
65 Alcorão Ash-Shuara 26:183
66 Alcorão Al-Isra 17:20
67 Alcorão Hud 11:6
68 Alcorão Al-Mulk 67:15
69 Alcorão An-Najm 53:48
70 Alcorão Al-Hashr 59:9
71 Alcorão Al-Maarij 70:24-25
72 Ditos do Califa Abu Bakr
73 Hadith narrado por Bukhari, Muslim
74 Hadith narrado por Muslim
75 Hadith narrado por Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
76 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
77 Alcorão Al-Mutaffifin 83:1-3
78 Hadith narrado por Muslim
79 Alcorão Al-Baqarah 2:275
80 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
XVI 81
Alcorão Al Baqarah 2:188
82 Hadith narrado por Bukhari
83 Hadith narrado por Muslim
84 Hadith narrado por Muslim, Tirmidhi
82 Hadith narrado por Bukhari
83 Hadith narrado por Muslim
84 Hadith narrado por Muslim, Tirmidhi
XVII
85 Alcorão At-Tawbah 9:105
86 Hadith narrado por Abu Yala¾ Majma Al Zawaid
87 Hadith narrado por Ibn Majah
88 Alcorão Al-Ahqaf 46:19
89 Alcorão At-Tawbah 9:105
90 Hadith narrado por Tabarani¾ Majma Al Zawaid
91 Hadith narrado por Bukhari
86 Hadith narrado por Abu Yala¾ Majma Al Zawaid
87 Hadith narrado por Ibn Majah
88 Alcorão Al-Ahqaf 46:19
89 Alcorão At-Tawbah 9:105
90 Hadith narrado por Tabarani¾ Majma Al Zawaid
91 Hadith narrado por Bukhari
XVIII 92 Alcorão Al-Ahzab 33:6
XIX 93 Alcorão An-Nisa 4:1
94 Alcorão Al-Baqarah 2:228
95 Hadith narrado por Bukhari, Muslim,Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
96 Alcorão Ar-Rum 30:21
97 Alcorão At-Talaq 65:7
98 Alcorão Al-Isra 17:24
99 Hadith narrado por Bukhari, Muslim,Abu Daud, Tirmidhi
100 Hadith narrado por Abu Daud
101 Hadith narrado por Bukhari, Muslim
102 Hadith narrado por Abu Daud, Tirmidhi
103 Hadith narrado por Ahmad, Abu Daud
94 Alcorão Al-Baqarah 2:228
95 Hadith narrado por Bukhari, Muslim,Abu Daud, Tirmidhi, Nasai
96 Alcorão Ar-Rum 30:21
97 Alcorão At-Talaq 65:7
98 Alcorão Al-Isra 17:24
99 Hadith narrado por Bukhari, Muslim,Abu Daud, Tirmidhi
100 Hadith narrado por Abu Daud
101 Hadith narrado por Bukhari, Muslim
102 Hadith narrado por Abu Daud, Tirmidhi
103 Hadith narrado por Ahmad, Abu Daud
XX 104 Alcorão At-Talaq 65:6
105 Alcorão An-Nisa 4:34
106 Alcorão At-Talaq 65:6
107 Alcorão AtTalaq 65:6
108 Alcorão Al-Baqarah 2:229
109 Alcorão An-Nisa 4:12
110 Alcorão Al-Baqarah 2:237
105 Alcorão An-Nisa 4:34
106 Alcorão At-Talaq 65:6
107 Alcorão AtTalaq 65:6
108 Alcorão Al-Baqarah 2:229
109 Alcorão An-Nisa 4:12
110 Alcorão Al-Baqarah 2:237
XXI 111 Alcorão Al-Isra 17:23-24
112 Hadith narrado por Ibn Majah
113 Alcorão Al-Imran 3:187
114 Sermão da Despedida, do Profeta
115 Hadith narrado por Bukhari, Muslim
116 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi
112 Hadith narrado por Ibn Majah
113 Alcorão Al-Imran 3:187
114 Sermão da Despedida, do Profeta
115 Hadith narrado por Bukhari, Muslim
116 Hadith narrado por Bukhari, Muslim, Abu Daud, Tirmidhi
XXII 117 Hadith narrado por Muslim
118 Alcorão Al-Hujurat 49:12
119 Hadith narrado por Abu Daud, Tirmidhi
118 Alcorão Al-Hujurat 49:12
119 Hadith narrado por Abu Daud, Tirmidhi
XXIII 120 Alcorão Al-Mulk 67:15
121 Alcorão Al-Anam 6:11
122 Alcorão An-Nisa 4:97
123 Alcorão Al-Baqarah 2:217
124 Alcorão Al-Hashr 59:9
121 Alcorão Al-Anam 6:11
122 Alcorão An-Nisa 4:97
123 Alcorão Al-Baqarah 2:217
124 Alcorão Al-Hashr 59:9
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